segunda-feira, 13 de julho de 2009

ENCONTRO 11.07.2009


No primeiro momento, concluímos a Unidade 16 TP4 ( leitura em casa da seção 2 e 3), nossso aluno será um escritor maduro quando entender a função sociocomunicativa da escrita, por isso, nós, professores devemos interferir até que nosso aluno consiga interagir com seu texto. A socialização da "Lição de Casa" foi emocionante, as cursistas relataram que já estão percebendo o progresso nas turmas onde aplicam as atividades, algumas optaram em desenvolver as atividades sempre na mesma turma. Os alunos já perguntam: "Quando a professora vai fazer "aquelas" atividades...?" Fico bastante entusiasmada quando "minhas meninas" dizem que nunca fizeram um curso assim, TEORIA e PRÁTICA casadas. Prosseguimos com o estudo do TP5 Unidade 17 e 18. Dividi a turma em dois grupos, cada um ficou com uma Unidade, após a leitura, fizemos discussão no grande grupo onde percebeu-se que o conhecimento de mundo do leitor e escritor é fundamental para que um texto tenha estilo e coerência. Unidade 19 e 20 as cursistas estudarão em casa e faremos a socialização no próximo encontro.

ENCONTRO 20.06.2009


O encontro foi iniciado com a leitura e discussão da Unidade 15 do TP4 no grande grupo, todas as cursistas participaram ativamente da leitura e perceberam a importância da pergunta bem elaborada para que o aluno possa mergulhar no texto. Todas relataram que os alunos têm uma enorme dificuldade na formulação de perguntas. Em seguida, aconteceu a socialização da “Lição de Casa”, momento em que todas demonstram bastante entusiasmo , difícil de fazer com que sejam breves em seus relatos, hora de aprender umas com as outras. Achei bastante interessante uma ATIVIDADE realizada por uma das cursistas em sua escola – “VENDA SEU LIVRO”- cada aluno lê um livro, depois é organizado um momento onde cada um apresenta o que leu, despertando em alguns a vontade de ler a obra completa. Continuamos nosso encontro com o estudo da Unidade 16, ainda no grande grupo, todas preferiram assim, percebemos que a escola é PEÇA FUNDAMENTAL para que o aluno aprenda e desenvolva a escrita, lembrando que leitura e escrita estão interligadas, não é fácil, dá muito trabalho, mas ESSE é o caminho. Na correção de um texto não se pode levar em consideração apenas os aspectos formais da língua, um texto é muito mais, é criatividade, coesão, coerência...O tempo voa e não conseguimos concluir a Unidade 16, as cursistas farão a leitura da seção 2 e 3 em casa e socializaremos no próximo encontro.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

ENCONTRO 06.06.09

Nesse encontro estudamos a Unidade 14 ( TP4) - O Processo da Leitura - em comum acordo resolvemos seguir a metodologia do encontro anterior, dividimos a classe em três grupos e depois fizemos a discussão no "grande grupo". Ficou claro nesse momento que o conhecimento prévio do aluno interfere na compreensão do texto, bem como em sua produção. Uma colocação bastante relevante das cursistas, é que o material usado nos encontros é bastante rico, mas é pouco tempo para aprofundamento e discussão, orientei-as a fazer, posteriormente, as Leituras Sugeridas nos TPs.

ENCONTRO 30.05.09

O encontro foi iniciado com a socialização das conclusões sobre a Unidade 12 ( TP3) , percebi que as cursistas estavam bem interessadas e realmente estudaram o material proposto, demonstrando a aquisição do conhecimento, o maior entrave é o FATOR TEMPO, todas trabalham 40 h/s . Em seguida, passamos para a apresentação dos relatórios da LIÇÃO DE CASA 2, os relatos foram bastante proveitosos, pois as cursistas relataram que conseguiram resultados excelentes, conseguiram até fazer com que alunos que não produziam anteriormente, produzirem textos bons com a atividade proposta, o que mais motiva nós, formadores, é este momento onde nossas cursistas relatam suas experiências e mostram que as atividades propostas são aplicáveis aos alunos e dão resultados positivos, dificuldades existem, mas soluções também, por isso a importância de nossa perseverança. Dividi a classe em três grupos e iniciamos o TP4 - Unidade 13 ( Leitura, Escrita e Cultura) cada grupo estudou uma seção e depois fizemos a socialização no "grande grupo", foi excelente o aproveitamento da atividade, todas entenderam o que é Letramento, sua relação com a diversidade cultural e a importância do conhecimento prévio do aluno nas atividades propostas pelo professor.

ENCONTRO 30.05.09

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ENCONTRO do DIA 16.05.09



Um dia muito proveitoso, iniciamos o encontro fazendo uma socialização da Unidade 10 (Trabalhando com GÊNEROS TEXTUAIS), pois a mesma foi lida em casa, fiz algumas considerações e passamos para a socialização da LIÇÃO DE CASA 1. Todas as cursistas apresentaram e gostaram das atividades propostas e concordam que é possível a aplicação das mesmas em sala de aula, uma dificuldade encontrada pela maioria das cursistas é a disponibilidade de cópias dos materiais. Em seguida, dividi a classe em grupos para o estudo da Unidade 11 ( TIPOS TEXTUAIS ) , após o estudo fizemos a socialização para o grande grupo, as cursistas demonstraram bastante interesse e satisfação, o trabalho transcorreu muito bem.Para casa, as cursistas deverão ler a Unidade 12 ( A INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS e TIPOS TEXTUAIS ) e a LIÇÃO DE CASA 2. Para encerrar nosso dia de trabalho assistimos à mensagem O SABOR DO SABER .

sexta-feira, 1 de maio de 2009

2º ENCONTRO

2º ENCONTRO - 25.04.2009

Estudo TP3 - Unidade 9

Um grupo receptivo, agradável de trabalhar, gostam de socializar suas experiências e angústias. Durante o estudo da Unidade 9 (TP3), os cursistas fizeram colocações bastante pertinentes : a falta de leitura e a ausência da paixão pela mesma dificulta bastante o desenvolvimento das atividades em sala de aula; os alunos das séries iniciais chegam a 5ª série( 6º ano) com muita dificuldade na leitura, interpretação e produção escrita; indisciplina em sala de aula ( desestrutura familiar); falta de interesse pelo estudo.
Em relação ao curso colocaram que os conteúdos dos TPs não são novidades e algumas atividades já são aplicadas por eles, mas o grande diferencial vai ser a oportunidade da troca de experiências.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou alguém que, apesar da agitação do cotidiano, deseja alcançar a paz interior e ser um indivíduo em evolução constante.