segunda-feira, 2 de novembro de 2009
ENCONTRO 12/09/09
O encontro do dia 12.09.09 iniciou com a socialização da Lição de Casa, como sempre o resultado foi bastante positivo. Uma das cursistas disse que os textos usados nos TPs trabalham muito a EMOÇÃO e isto é bastante POSITIVO pois aumenta o interesse dos alunos e assim o envolvimento nas atividades é bem maior. Continuamos o encontro com o estudo da Unidade 23 ( O Processo de Produção Textual: revisão e edição ), ficamos no grande grupo para estudarmos esta unidade, preferência do grupo, no decorrer da leitura as angústias foram muitas, pois os alunos não estão acostumados a revisarem seus textos. Diante das sugestões de atividades apresentadas no TP6 é indiscutível o importante papel do professor nesse processo, só assim o nosso aluno terá condições de revisar e editar seu texto e tornar-se um escritor maduro. A Unidade 24 ( Literatura para adolescentes ) também foi bastante produtiva, todas perceberam que é de fundamental importância que o PROFESSOR demonstre ao seu aluno a sua paixão pela leitura e que insista para que seus alunos façam leituras mais longas. Como cobrar de alguém algo que não tenho? As obras escolhidas para a leitura deve tratar de temas que envolva o adolescente, assim o gosto pela leitura será mais natural. Encerramos o encontro com uma atividade recreativa, pois o grupo está muito entrosado.
ENCONTRO 29/08/09
Este encontro aconteceu de forma diferente, reunimos as turmas das três formadoras de Língua Portuguesa e fizemos uma oficina sobre PROJETO para algumas orientações e esclarecimentos a respeito de algumas dúvidas existentes. Dando continuidade ao encontro iniciamos os trabalhos com o TP6 . Unidade 21(Argumentação e Linguagem) dividimos a sala em grupos para que cada grupo criasse uma dramatização para apresentar um tipo de argumentação, foi bastante divertido e proveitoso. Em seguida trabalhamos a Unidade 22 ( Produção Textual: planejamento e escrita ) apresentamos a unidade no data show, quando necessário as cursistas podiam interromper para os questionamentos, para concluir os trabalhos fizemos com as cursistas atividades de produção de texto, as quais elas poderão desenvolver com seus alunos, todas participaram. Encerrramos o encontro com uma mensagem.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
COMO UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Ao ler o artigo do profº Moran: " COMO UTILIZAR AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA ",
percebi o quanto a tecnologia é importante para organizar a informação, ajudar na pesquisa, na comunicação e publicação, portanto a TECNOLOGIA é um valioso instrumento para inovar nosso trabalho e torná-lo compartilhado. Vale ler o artigo na íntegra
terça-feira, 11 de agosto de 2009
ENCONTRO 08.08.09 - 2ª ETAPA
Ao iniciar o encontro percebi o quanto o nosso trabalho está valendo a pena, todas estavam com saudades umas das outras, além de podermos aprimorar nossa prática pedagógica, estamos ampliando nossas amizades também, é Maravilhoso!!!! Depois das boas vindas retomamos nossas atividades como o TP5 ( Unidade 19 e 20 - Coesão Textual e Relações Lógicas no texto ). As cursistas fizeram a leitura durante o recesso em casa, mas a pedido das mesmas, por acharem os temas de grande importância, dividi a turma em grupos para um estudo grupal e depois abrimos para discussão no grande grupo, foi bastante proveitoso, todas entenderam e participaram da discussão. Dando continuidade ao trabalho fizemos a socialização da LIÇÃO DE CASA, mais uma vez foi muito positivo esse momento.
ENCONTRO FORMADORES- BALNEÁRIO CAMBORIÚ- 20 a 24 /07/09
segunda-feira, 13 de julho de 2009
ENCONTRO 11.07.2009

No primeiro momento, concluímos a Unidade 16 TP4 ( leitura em casa da seção 2 e 3), nossso aluno será um escritor maduro quando entender a função sociocomunicativa da escrita, por isso, nós, professores devemos interferir até que nosso aluno consiga interagir com seu texto. A socialização da "Lição de Casa" foi emocionante, as cursistas relataram que já estão percebendo o progresso nas turmas onde aplicam as atividades, algumas optaram em desenvolver as atividades sempre na mesma turma. Os alunos já perguntam: "Quando a professora vai fazer "aquelas" atividades...?" Fico bastante entusiasmada quando "minhas meninas" dizem que nunca fizeram um curso assim, TEORIA e PRÁTICA casadas. Prosseguimos com o estudo do TP5 Unidade 17 e 18. Dividi a turma em dois grupos, cada um ficou com uma Unidade, após a leitura, fizemos discussão no grande grupo onde percebeu-se que o conhecimento de mundo do leitor e escritor é fundamental para que um texto tenha estilo e coerência. Unidade 19 e 20 as cursistas estudarão em casa e faremos a socialização no próximo encontro.
ENCONTRO 20.06.2009

O encontro foi iniciado com a leitura e discussão da Unidade 15 do TP4 no grande grupo, todas as cursistas participaram ativamente da leitura e perceberam a importância da pergunta bem elaborada para que o aluno possa mergulhar no texto. Todas relataram que os alunos têm uma enorme dificuldade na formulação de perguntas. Em seguida, aconteceu a socialização da “Lição de Casa”, momento em que todas demonstram bastante entusiasmo , difícil de fazer com que sejam breves em seus relatos, hora de aprender umas com as outras. Achei bastante interessante uma ATIVIDADE realizada por uma das cursistas em sua escola – “VENDA SEU LIVRO”- cada aluno lê um livro, depois é organizado um momento onde cada um apresenta o que leu, despertando em alguns a vontade de ler a obra completa. Continuamos nosso encontro com o estudo da Unidade 16, ainda no grande grupo, todas preferiram assim, percebemos que a escola é PEÇA FUNDAMENTAL para que o aluno aprenda e desenvolva a escrita, lembrando que leitura e escrita estão interligadas, não é fácil, dá muito trabalho, mas ESSE é o caminho. Na correção de um texto não se pode levar em consideração apenas os aspectos formais da língua, um texto é muito mais, é criatividade, coesão, coerência...O tempo voa e não conseguimos concluir a Unidade 16, as cursistas farão a leitura da seção 2 e 3 em casa e socializaremos no próximo encontro.
Assinar:
Postagens (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
Quem sou eu

- Língua Portuguesa
- Eu sou alguém que, apesar da agitação do cotidiano, deseja alcançar a paz interior e ser um indivíduo em evolução constante.