sexta-feira, 17 de abril de 2009

RESUMO GUIA GERAL

I- GESTAR II - PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO
1) Caracterização
a) semipresencial:
b) foco: melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
c) atualização dos saberes profissionais;
d) base: Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Língua Portuguesa;
e) finalidade: elevar a competência dos professores e seus alunos.

2) Modalidade
a) semipresencial.

3) Ações Integrantes
a) formação continuada em serviço para professores e formadores;
b) sistema de avaliação do programa.



II- PROPOSTA PEDAGÓGICA DO GESTAR II
1) Fundamentos da Proposta Pedagógica
a) ensino-aprendizagem;
b) relação professor- aluno;
c) papel do professor;
d) sala de aula: espaço educativo;
e) avaliação;
f) concepção de competência;
g) relação entre comunidade e escola no papel educacional.

2) Currículo
a) Matemática;
b) Língua Portuguesa.

III- IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR II
1) Sistema Instrucional de Aprendizagem
a) cadernos de teoria e prática ( TPs ) ;
b) estrutura dos cadernos de Matemática e Língua Portuguesa.

2) Sistema de Avaliação do professor cursista
a) direitos e deveres do professor cursista;
b) frequência;
c) lição de casa ou socializando seu conhecimento;
d) projeto;
e) organização do tempo de estudo dos professores cursistas(carga horária);
f) organização dos espaços e tempos da formação continuada (coordenação);
g) organização do tempo da comunidade escolar e a sua articulação com a proposta do Gestar II (coordenador, formador municipal/estadual, diretor e coordenador das escolas participantes).

IV- EXPECTATIVAS DE MUDANÇA E A ESPECIFICIDADE DO PROGRAMA EM CADA ESCOLA
1) As Expectativas de Mudanças a partir do Gestar II

a) especificidades:
- modalidade;
- coordenador pedagógico e / ou administrativo;
- formador municipal/ estadual;
- cadernos de teoria e prática das áreas.

2) Um Gestar II para cada Escola

V- PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DOS CADERNOS DE ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM DO ALUNO

1) Apresentação
2) Objetivos
3) Organização ( AAA )
4) Pressupostos de Matemática e Língua Portuguesa
5) Utilização
6) Etapas de implementação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou alguém que, apesar da agitação do cotidiano, deseja alcançar a paz interior e ser um indivíduo em evolução constante.